domingo, 18 de setembro de 2016

Ações Previstas 2017-2019

1.       Manter e consolidar todos os procedimentos adotados pela escola nos últimos três anos.
2.       Promover encontros de planejamento para que os professores e profissionais da escola, por meio da discussão do currículo apresentado pela Matriz Curricular do município, estruturem um currículo das disciplinas por ano para fazer parte do PPP da escola.
3.       Planejar a utilização dos recursos que a escola recebe o Ministério da Educação e da Prefeitura de Florianópolis para que seja instalado ar condicionado em todas as salas de aula da escola. Paralelamente a isso, organizar junto a comunidade escolar formas de arrecadação para contribuir com esse processo.
4.       Criar uma política de familiar líder de turma, semelhante ao estudante líder de turma. Esse familiar deverá ter disponibilidade maior de tempo para acompanhar o cotidiano da turma de forma a identificar situações que precisam de algum tipo de intervenção. Ele será a ponte dos familiares da turma junto à direção e setores da escola, e deverá se reunir mensalmente com a direção e demais setores da escola em reunião dos familiares líderes de turma. Cada pai líder de turma será instruído a criar um grupo de comunicação da turma de forma a agilizar a comunicação entre os familiares e difundir os comunicados da escola para os familiares.
5.       Ampliar a representatividade do colegiado de direção, abrindo a possibilidade de participação de representante das famílias, estudantes e de projetos da escola.
6.       Criar uma ampla e articulada política de alfabetização junto com todos os professores e profissionais que atuam nas turmas de primeiro ano da escola, expansível para os demais anos. Envolvendo discussões e definições curriculares coletivas entre os professores e profissionais das diferentes áreas, realização de diagnósticos no primeiro trimestre da criança na escola, encaminhamentos e cobranças a instituições responsáveis de forma a garantir as condições para que a criança tenha assegurado seus direitos educacionais, orientar as famílias de seu papel no processo de ensino-aprendizagem, equipar as salas dessas turmas com recursos didáticos, entre outros.
7.       Manter e qualificar os projetos existentes atualmente na escola. Discutir nas instâncias da escola critérios para o acesso e permanência do estudante nos projetos da escola. Criar um novo projeto de handebol.
8.       Incluir no calendário escolar um curso anual aberto a toda a comunidade escolar para aprofundar o conhecimento sobre as bases do PPP da escola.
9.       Desenvolver em parceria com os estudantes um programa permanente de combate ao bullyng e a todas as formas de violência no ambiente escolar.
10.   Criar uma coordenação para os laboratórios da escola que contemplem pelo menos um professor de área, um professor pedagogo e um professor auxiliar de modo a qualificar a utilização desses espaços por profissionais e turmas do 1º ao 9º ano.
11.   Instituir um programa de contra-turno de bolsistas voluntários de monitoria para todos os laboratórios da escola. Os alunos serão selecionados pelos coordenadores da escola e deverão ter um plano de estudos e apoio na organização desses espaços e no auxilio dos professores para receber as turmas nos laboratórios da escola.
12.   Discutir e deliberar uma proposta de estrutura padrão para a organização dos trabalhos escolares.
13.   Convocar uma assembléia geral da comunidade educativa para debater amplamente o uso do uniforme na escola. Discutir com os estudantes um segundo modelo de uniforme que mantenha as cores e o logo da escola, mas que seja com um estilo mais jovem.
14.   Pleitear junto ao poder público municipal a cobertura da quadra de esportes localizada entre o refeitório e o ginásio de esportes de forma a garantir a realização das aulas de educação física e um espaço mais amplo para a realização dos recreios em dias de chuva.
15.   Aprovar e discutir o calendário escolar, bem como realizar o planejamento sempre no mês de dezembro referente ao ano letivo seguinte, de forma a articular e planejar previamente as atividades do próximo período.
16.   Continuar cobrando do poder público municipal a ampliação com qualidade da escola ou a construção de outra instituição de ensino no bairro.
17.   Organizar trimestralmente a partir de 2017 uma semana, ou semanas de avaliações no calendário escolar, de forma a garantir maior acompanhamento das famílias sobre as atividades não realizadas.
18.   Fazer pelo menos uma formação descentralizada por área e uma geral por ano.
19.   Construir uma cartilha com os direitos e deveres de cada um dos segmentos da escola: estudantes, professores/funcionários e familiares.
20.   Continuar propondo discussões junto a instituições e organizando atividades na comunidade escolar sobre a relevância da redução do número de alunos por turma como ação necessária para a qualidade do ensino.
21.   Promover a discussão e a estruturação no PPP da escola sobre o papel dos estudos em casa.
22.   Estimular o grêmio estudantil, biblioteca e professores para a criação de um clube da leitura.
23.   Manter a atual política de estímulo a arte gravada em diferentes locais da escola, articulada a atividades desenvolvidas por professores  e alunos.
24.   Continuar estimulando as atividades na Biblioteca Franklin Cascaes, sua reestruturação em andamento, como forma de promover a leitura e valorizar a cultura açoriana.
25.   Promover o debate e definir junto ao PPP da escola o papel e atribuições do Apoio Pedagógico no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com dificuldades.
26.   Continuar cobrando do poder público municipal a instalação de ar condicionado no auditório da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2008 Queremos Willian Diretor  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros