PLANO DE GESTÃO
Herondina de hoje e do amanhã: a construção coletiva de um
projeto da escola que queremos.
UNIDADE EDUCATIVA
A Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino é a
maior escola pública do município de Florianópolis, localizada no bairro
Ingleses. Possui atualmente cerca de 1500 estudantes no ensino fundamental
regular diurno e aproximadamente 200 alunos na EJA noturno.
APRESENTAÇÃO
A candidatura a reeleição do professor Willian a diretor da
Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino foi inicialmente,
resultado do desejo de setores da comunidade escolar em torno de um projeto de
mudança para nossa escola iniciado em 2013. A confiança depositada na
candidatura do professor Willian está associada aos compromissos apresentados e
manifestações favoráveis a medidas democratizantes dos processos de decisão e
ampliação da participação coletiva na construção da escola desenvolvida nos
últimos três anos. A candidatura do professor Willian apresenta um conjunto de
ideias para debatermos e construirmos de forma transparente e democrática o
nosso plano de gestão. É o resultado de reuniões e conversas com professores,
familiares e estudantes. Defendemos que ninguém é capaz de mudar a escola
sozinho.
CONTEXTO DA UNIDADE
EDUCATIVA
A Escola
Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino é o resultado de anos de
reivindicações da comunidade escolar do bairro Ingleses. Em especial da antiga
Escola Básica Gentil Mathias da Silva.
A
transição para a nova escola proporcionou inúmeras transformações no ambiente
escolar. Os profissionais mudaram, e há hoje uma grande renovação dos quadros
docentes.
A
localização geográfica representou mudanças nas relações estabelecidas com
algumas comunidades, que antes no período da Escola Básica Gentil Mathias da
Silva, estavam próximas e bastante inseridas no contexto escolar. A realidade
atual, até mesmo pela dimensão da escola e número de estudantes, é que hoje a
representatividade expressiva de algumas comunidades acabou sendo diluída
diante do ingresso de estudantes de outros contextos e realidades.
Nos
últimos três anos, o Projeto Político Pedagógico passou por diversas discussões
e foi apresentando um diagnóstico profundo das características da Escola Básica
Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino e as bases teóricas debatidas e deliberadas
pela comunidade escolar.
O
contínuo crescimento do bairro Ingleses exerce atualmente uma pressão pelo
crescimento da escola que está quase já em sua capacidade máxima. Há
necessidade de construção de uma nova escola no bairro ou a ampliação da
escola. Há atualmente estudantes que vieram de quase todos os estados
brasileiros e de dezenas de países. O bairro, e a escola por sua vez são
cosmopolitas e apresentam uma característica de rotatividade. Há diariamente
muitas matrículas novas e transferências, alunos chegando e alunos saindo, ou
seja, estudantes que estão de passagem pela escola. As políticas da escola
precisam ser pensadas a partir dessas características.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Melhorar
a qualidade do ensino oferecido tendo como base a garantia do direito a
alfabetização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Aprofundar
o planejamento como política de organização das atividades escolares;
2. Criar
uma política de alfabetização da escola para as turmas de primeiro ano,
expansível as demais turmas;
3. Qualificar
e ampliar a utilização dos ambientes didáticos da escola para todas as turmas
da escola;
4. Ampliar
a participação das famílias no processo de discussões e nas instâncias da
escola.
REFERENCIAL TEÓRICO
Do ponto
de vista pedagógico, nosso mandato prezará pela garantia do direito a
alfabetização, levando em consideração que isso deva ocorrer de forma
articulada a aprendizagem dos conhecimentos científicos historicamente
produzidos.
Iremos
propor à comunidade escolar que se continue a discussão de forma a aprofundar
os referenciais teóricos existentes no Projeto Político Pedagógico da Escola. As
políticas escolares precisam ser construídas em processos democráticos e por
isso não cabe o diretor decidir, mas oferecer as condições para que a comunidade
escolar possa discutir e deliberar. Por isso, fortalecer o PPP é o caminho a
ser seguido.
O Projeto
Político Pedagógico da escola demarca a escola como o espaço para que o
estudante se aproprie dos conhecimentos historicamente produzidos. Isso traz um
posicionamento político e pedagógico da escola, que deve servir como
referencial para o trabalho de toda a comunidade escolar.
É
indispensável que se discuta as referências pré-estabelecidas pelo Conselho
Municipal de Educação, por meio das resoluções e portarias que regulamentam o
ensino fundamental em Florianópolis. Além disso, documentos norteadores
publicados pela Secretaria Municipal de Educação, em especial a Matriz
Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis deverão ser levados em
consideração. Propondo inclusive a essas instâncias possibilidades de
discussões e revisões de determinadas políticas.
METAS
Buscar que pelo menos 90% dos alunos se alfabetizem ainda no
primeiro ano de estudos.
Concluir a elaboração do currículo escolar para cada etapa
escolar.
Ampliar a participação das famílias de forma organizada e
institucionalizada na vida escolar.
AÇÕES
1.
Manter e
consolidar todos os procedimentos adotados pela escola nos últimos três anos. Incluindo a continuidade da consolidação da EJA como uma modalidade de ensino regular da escola inserida nos processos e instâncias da instituição.
2.
Promover
encontros de planejamento para que os professores e profissionais da escola,
por meio da discussão do currículo apresentado pela Matriz Curricular do
município, estruturem um currículo das disciplinas por ano para fazer parte do
PPP da escola. Articular encontros entre os grupos de profissionais interessados em organizar planejamentos de forma interdisciplinar entre as diferentes disciplinas/áreas do conhecimento.
3.
Planejar a
utilização dos recursos que a escola recebe o Ministério da Educação e da
Prefeitura de Florianópolis para que seja instalado ar condicionado em todas as
salas de aula da escola. Paralelamente a isso, organizar junto a comunidade
escolar formas de arrecadação para contribuir com esse processo.
4.
Criar uma
política de familiar líder de turma, semelhante ao estudante líder de turma.
Esse familiar deverá ter disponibilidade maior de tempo para acompanhar o
cotidiano da turma de forma a identificar situações que precisam de algum tipo
de intervenção. Ele será a ponte dos familiares da turma junto à direção e
setores da escola, e deverá se reunir mensalmente com a direção e demais
setores da escola em reunião dos familiares líderes de turma. Cada pai líder de
turma será instruído a criar um grupo de comunicação da turma de forma a
agilizar a comunicação entre os familiares e difundir os comunicados da escola
para os familiares.
5.
Ampliar a
representatividade do colegiado de direção, abrindo a possibilidade de
participação de representante das famílias, estudantes e de projetos da escola.
6.
Criar uma ampla e
articulada política de alfabetização junto com todos os professores e
profissionais que atuam nas turmas de primeiro ano da escola, expansível para os
demais anos. Envolvendo discussões e definições curriculares coletivas entre os
professores e profissionais das diferentes áreas, realização de diagnósticos no
primeiro trimestre da criança na escola, encaminhamentos e cobranças a
instituições responsáveis de forma a garantir as condições para que a criança tenha
assegurado seus direitos educacionais, orientar as famílias de seu papel no
processo de ensino-aprendizagem, equipar as salas dessas turmas com recursos
didáticos, entre outros.
7.
Manter e
qualificar os projetos existentes atualmente na escola. Incluindo a Escola Aberta, projeto de fundamental importância para ampliar a interação e o uso da instituição escolar com a comunidade local. Discutir nas instâncias
da escola critérios para o acesso e permanência do estudante nos projetos da
escola. Criar um novo projeto de handebol.
8.
Incluir no
calendário escolar um curso anual aberto a toda a comunidade escolar para
aprofundar o conhecimento sobre as bases do PPP da escola.
9.
Desenvolver em
parceria com os estudantes um programa permanente de combate ao bullyng e a
todas as formas de violência no ambiente escolar.
10.
Criar uma
coordenação para os laboratórios da escola que contemplem pelo menos um
professor de área, um professor pedagogo e um professor auxiliar de modo a
qualificar a utilização desses espaços por profissionais e turmas do 1º ao 9º
ano.
11.
Instituir um
programa de contra-turno de bolsistas voluntários de monitoria para todos os
laboratórios da escola. Os alunos serão selecionados pelos coordenadores da
escola e deverão ter um plano de estudos e apoio na organização desses espaços
e no auxilio dos professores para receber as turmas nos laboratórios da escola.
12.
Discutir e
deliberar uma proposta de estrutura padrão para a organização dos trabalhos
escolares.
13.
Convocar uma
assembléia geral da comunidade educativa para debater amplamente o uso do
uniforme na escola. Discutir com os estudantes um segundo modelo de uniforme
que mantenha as cores e o logo da escola, mas que seja com um estilo mais
jovem.
14.
Pleitear junto ao
poder público municipal a cobertura da quadra de esportes localizada entre o
refeitório e o ginásio de esportes de forma a garantir a realização das aulas
de educação física e um espaço mais amplo para a realização dos recreios em
dias de chuva.
15.
Aprovar e
discutir o calendário escolar, bem como realizar o planejamento sempre no mês
de dezembro referente ao ano letivo seguinte, de forma a articular e planejar
previamente as atividades do próximo período.
16.
Continuar
cobrando do poder público municipal a ampliação com qualidade da escola ou a
construção de outra instituição de ensino no bairro.
17.
Organizar
trimestralmente a partir de 2017 uma semana, ou semanas de avaliações no calendário
escolar, de forma a garantir maior acompanhamento das famílias sobre as
atividades não realizadas.
18.
Fazer pelo menos
uma formação descentralizada por área e uma geral por ano.
19.
Construir uma
cartilha com os direitos e deveres de cada um dos segmentos da escola:
estudantes, professores/funcionários e familiares.
20.
Continuar
propondo discussões junto a instituições e organizando atividades na comunidade
escolar sobre a relevância da redução do número de alunos por turma como ação
necessária para a qualidade do ensino.
21.
Promover a
discussão e a estruturação no PPP da escola sobre o papel dos estudos em casa.
22.
Estimular o
grêmio estudantil, biblioteca e professores para a criação de um clube da
leitura.
23.
Manter a atual
política de estímulo a arte gravada em diferentes locais da escola, articulada
a atividades desenvolvidas por professores
e alunos.
24.
Continuar
estimulando as atividades na Biblioteca Franklin Cascaes, sua reestruturação em
andamento, como forma de promover a leitura e valorizar a cultura açoriana.
25.
Promover o debate
e definir junto ao PPP da escola o papel e atribuições do Apoio Pedagógico no
processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com dificuldades.
26. Continuar cobrando do poder público municipal a instalação de ar condicionado no auditório da escola.
26. Continuar cobrando do poder público municipal a instalação de ar condicionado no auditório da escola.
CRONOGRAMA
2017: Elaboração do
currículo escolar (1ª etapa). Instalação de ar condicionado nas salas de aula
(1ª etapa). Instituir a política de familiar líder de turma. Ampliar
representatividade no colegiado de direção. Discutir e definir critérios de
acesso e permanência nos projetos. Curso anual sobre PPP da escola. Desenvolver
programa permanente de combate ao bullyng. Instituir nova forma de coordenação
dos laboratórios e do programa de monitoria desses espaços. Organização de
estrutura padrão para trabalhos. Pleitear cobertura da quadra e cobrar a
instalação de ar condicionado no auditório. Convocar assembléia da comunidade
educativa para debater o uso do uniforme. Realização de formação descentralizada
por área e geral. Elaborar cartilha sobre direitos e deveres. Promover as discussões sobre número de alunos
por turma, papel dos estudos em casa e do apoio pedagógico. Apoiar a
organização do clube da leitura.
2018: Elaboração do
currículo escolar (2ª etapa). Instalação de ar condicionado nas salas de aula (2ª
etapa).
2019: Elaboração do
currículo escolar (3ª etapa). Instalação de ar condicionado nas salas de aula
(3ª etapa).
OUTRAS CONSIDERAÇÕES
O monitoramento da execução do plano de gestão será realizado
pelo Conselho Deliberativo da escola.
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