domingo, 18 de setembro de 2016

Plano de Gestão

PLANO DE GESTÃO
Herondina de hoje e do amanhã: a construção coletiva de um projeto da escola que queremos.
UNIDADE EDUCATIVA
A Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino é a maior escola pública do município de Florianópolis, localizada no bairro Ingleses. Possui atualmente cerca de 1500 estudantes no ensino fundamental regular diurno e aproximadamente 200 alunos na EJA noturno.
APRESENTAÇÃO
A candidatura a reeleição do professor Willian a diretor da Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino foi inicialmente, resultado do desejo de setores da comunidade escolar em torno de um projeto de mudança para nossa escola iniciado em 2013. A confiança depositada na candidatura do professor Willian está associada aos compromissos apresentados e manifestações favoráveis a medidas democratizantes dos processos de decisão e ampliação da participação coletiva na construção da escola desenvolvida nos últimos três anos. A candidatura do professor Willian apresenta um conjunto de ideias para debatermos e construirmos de forma transparente e democrática o nosso plano de gestão. É o resultado de reuniões e conversas com professores, familiares e estudantes. Defendemos que ninguém é capaz de mudar a escola sozinho.
CONTEXTO DA UNIDADE EDUCATIVA
A Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino é o resultado de anos de reivindicações da comunidade escolar do bairro Ingleses. Em especial da antiga Escola Básica Gentil Mathias da Silva.
A transição para a nova escola proporcionou inúmeras transformações no ambiente escolar. Os profissionais mudaram, e há hoje uma grande renovação dos quadros docentes.
A localização geográfica representou mudanças nas relações estabelecidas com algumas comunidades, que antes no período da Escola Básica Gentil Mathias da Silva, estavam próximas e bastante inseridas no contexto escolar. A realidade atual, até mesmo pela dimensão da escola e número de estudantes, é que hoje a representatividade expressiva de algumas comunidades acabou sendo diluída diante do ingresso de estudantes de outros contextos e realidades.
Nos últimos três anos, o Projeto Político Pedagógico passou por diversas discussões e foi apresentando um diagnóstico profundo das características da Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino e as bases teóricas debatidas e deliberadas pela comunidade escolar.
O contínuo crescimento do bairro Ingleses exerce atualmente uma pressão pelo crescimento da escola que está quase já em sua capacidade máxima. Há necessidade de construção de uma nova escola no bairro ou a ampliação da escola. Há atualmente estudantes que vieram de quase todos os estados brasileiros e de dezenas de países. O bairro, e a escola por sua vez são cosmopolitas e apresentam uma característica de rotatividade. Há diariamente muitas matrículas novas e transferências, alunos chegando e alunos saindo, ou seja, estudantes que estão de passagem pela escola. As políticas da escola precisam ser pensadas a partir dessas características.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Melhorar a qualidade do ensino oferecido tendo como base a garantia do direito a alfabetização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Aprofundar o planejamento como política de organização das atividades escolares;
2. Criar uma política de alfabetização da escola para as turmas de primeiro ano, expansível as demais turmas;
3. Qualificar e ampliar a utilização dos ambientes didáticos da escola para todas as turmas da escola;
4. Ampliar a participação das famílias no processo de discussões e nas instâncias da escola.
REFERENCIAL TEÓRICO
Do ponto de vista pedagógico, nosso mandato prezará pela garantia do direito a alfabetização, levando em consideração que isso deva ocorrer de forma articulada a aprendizagem dos conhecimentos científicos historicamente produzidos.
Iremos propor à comunidade escolar que se continue a discussão de forma a aprofundar os referenciais teóricos existentes no Projeto Político Pedagógico da Escola. As políticas escolares precisam ser construídas em processos democráticos e por isso não cabe o diretor decidir, mas oferecer as condições para que a comunidade escolar possa discutir e deliberar. Por isso, fortalecer o PPP é o caminho a ser seguido.
O Projeto Político Pedagógico da escola demarca a escola como o espaço para que o estudante se aproprie dos conhecimentos historicamente produzidos. Isso traz um posicionamento político e pedagógico da escola, que deve servir como referencial para o trabalho de toda a comunidade escolar.
É indispensável que se discuta as referências pré-estabelecidas pelo Conselho Municipal de Educação, por meio das resoluções e portarias que regulamentam o ensino fundamental em Florianópolis. Além disso, documentos norteadores publicados pela Secretaria Municipal de Educação, em especial a Matriz Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis deverão ser levados em consideração. Propondo inclusive a essas instâncias possibilidades de discussões e revisões de determinadas políticas.
METAS
Buscar que pelo menos 90% dos alunos se alfabetizem ainda no primeiro ano de estudos.
Concluir a elaboração do currículo escolar para cada etapa escolar.
Ampliar a participação das famílias de forma organizada e institucionalizada na vida escolar.
AÇÕES
1.       Manter e consolidar todos os procedimentos adotados pela escola nos últimos três anos. Incluindo a continuidade da consolidação da EJA como uma modalidade de ensino regular da escola inserida nos processos e instâncias da instituição.
2.       Promover encontros de planejamento para que os professores e profissionais da escola, por meio da discussão do currículo apresentado pela Matriz Curricular do município, estruturem um currículo das disciplinas por ano para fazer parte do PPP da escola. Articular encontros entre os grupos de profissionais interessados em organizar planejamentos de forma interdisciplinar entre as diferentes disciplinas/áreas do conhecimento.
3.       Planejar a utilização dos recursos que a escola recebe o Ministério da Educação e da Prefeitura de Florianópolis para que seja instalado ar condicionado em todas as salas de aula da escola. Paralelamente a isso, organizar junto a comunidade escolar formas de arrecadação para contribuir com esse processo.
4.       Criar uma política de familiar líder de turma, semelhante ao estudante líder de turma. Esse familiar deverá ter disponibilidade maior de tempo para acompanhar o cotidiano da turma de forma a identificar situações que precisam de algum tipo de intervenção. Ele será a ponte dos familiares da turma junto à direção e setores da escola, e deverá se reunir mensalmente com a direção e demais setores da escola em reunião dos familiares líderes de turma. Cada pai líder de turma será instruído a criar um grupo de comunicação da turma de forma a agilizar a comunicação entre os familiares e difundir os comunicados da escola para os familiares.
5.       Ampliar a representatividade do colegiado de direção, abrindo a possibilidade de participação de representante das famílias, estudantes e de projetos da escola.
6.       Criar uma ampla e articulada política de alfabetização junto com todos os professores e profissionais que atuam nas turmas de primeiro ano da escola, expansível para os demais anos. Envolvendo discussões e definições curriculares coletivas entre os professores e profissionais das diferentes áreas, realização de diagnósticos no primeiro trimestre da criança na escola, encaminhamentos e cobranças a instituições responsáveis de forma a garantir as condições para que a criança tenha assegurado seus direitos educacionais, orientar as famílias de seu papel no processo de ensino-aprendizagem, equipar as salas dessas turmas com recursos didáticos, entre outros.
7.       Manter e qualificar os projetos existentes atualmente na escola. Incluindo a Escola Aberta, projeto de fundamental importância para ampliar a interação e o uso da instituição escolar com a comunidade local. Discutir nas instâncias da escola critérios para o acesso e permanência do estudante nos projetos da escola. Criar um novo projeto de handebol.
8.       Incluir no calendário escolar um curso anual aberto a toda a comunidade escolar para aprofundar o conhecimento sobre as bases do PPP da escola.
9.       Desenvolver em parceria com os estudantes um programa permanente de combate ao bullyng e a todas as formas de violência no ambiente escolar.
10.   Criar uma coordenação para os laboratórios da escola que contemplem pelo menos um professor de área, um professor pedagogo e um professor auxiliar de modo a qualificar a utilização desses espaços por profissionais e turmas do 1º ao 9º ano.
11.   Instituir um programa de contra-turno de bolsistas voluntários de monitoria para todos os laboratórios da escola. Os alunos serão selecionados pelos coordenadores da escola e deverão ter um plano de estudos e apoio na organização desses espaços e no auxilio dos professores para receber as turmas nos laboratórios da escola.
12.   Discutir e deliberar uma proposta de estrutura padrão para a organização dos trabalhos escolares.
13.   Convocar uma assembléia geral da comunidade educativa para debater amplamente o uso do uniforme na escola. Discutir com os estudantes um segundo modelo de uniforme que mantenha as cores e o logo da escola, mas que seja com um estilo mais jovem.
14.   Pleitear junto ao poder público municipal a cobertura da quadra de esportes localizada entre o refeitório e o ginásio de esportes de forma a garantir a realização das aulas de educação física e um espaço mais amplo para a realização dos recreios em dias de chuva.
15.   Aprovar e discutir o calendário escolar, bem como realizar o planejamento sempre no mês de dezembro referente ao ano letivo seguinte, de forma a articular e planejar previamente as atividades do próximo período.
16.   Continuar cobrando do poder público municipal a ampliação com qualidade da escola ou a construção de outra instituição de ensino no bairro.
17.   Organizar trimestralmente a partir de 2017 uma semana, ou semanas de avaliações no calendário escolar, de forma a garantir maior acompanhamento das famílias sobre as atividades não realizadas.
18.   Fazer pelo menos uma formação descentralizada por área e uma geral por ano.
19.   Construir uma cartilha com os direitos e deveres de cada um dos segmentos da escola: estudantes, professores/funcionários e familiares.
20.   Continuar propondo discussões junto a instituições e organizando atividades na comunidade escolar sobre a relevância da redução do número de alunos por turma como ação necessária para a qualidade do ensino.
21.   Promover a discussão e a estruturação no PPP da escola sobre o papel dos estudos em casa.
22.   Estimular o grêmio estudantil, biblioteca e professores para a criação de um clube da leitura.
23.   Manter a atual política de estímulo a arte gravada em diferentes locais da escola, articulada a atividades desenvolvidas por professores  e alunos.
24.   Continuar estimulando as atividades na Biblioteca Franklin Cascaes, sua reestruturação em andamento, como forma de promover a leitura e valorizar a cultura açoriana.
25.   Promover o debate e definir junto ao PPP da escola o papel e atribuições do Apoio Pedagógico no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com dificuldades.
26.   Continuar cobrando do poder público municipal a instalação de ar condicionado no auditório da escola.


CRONOGRAMA
2017: Elaboração do currículo escolar (1ª etapa). Instalação de ar condicionado nas salas de aula (1ª etapa). Instituir a política de familiar líder de turma. Ampliar representatividade no colegiado de direção. Discutir e definir critérios de acesso e permanência nos projetos. Curso anual sobre PPP da escola. Desenvolver programa permanente de combate ao bullyng. Instituir nova forma de coordenação dos laboratórios e do programa de monitoria desses espaços. Organização de estrutura padrão para trabalhos. Pleitear cobertura da quadra e cobrar a instalação de ar condicionado no auditório. Convocar assembléia da comunidade educativa para debater o uso do uniforme. Realização de formação descentralizada por área e geral. Elaborar cartilha sobre direitos e deveres.  Promover as discussões sobre número de alunos por turma, papel dos estudos em casa e do apoio pedagógico. Apoiar a organização do clube da leitura.
2018: Elaboração do currículo escolar (2ª etapa). Instalação de ar condicionado nas salas de aula (2ª etapa).
2019: Elaboração do currículo escolar (3ª etapa). Instalação de ar condicionado nas salas de aula (3ª etapa).
OUTRAS CONSIDERAÇÕES

O monitoramento da execução do plano de gestão será realizado pelo Conselho Deliberativo da escola.

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